Publicado em 11 de março de 2020

 

Segundo a nossa Psicóloga Priscila Avellar, as pressões externas podem muitas vezes nos fragmentar internamente, se não assumirmos e olharmos seu sentido em nossas vidas, essas tensões podem acabar persistindo, podendo nos prejudicar com o desempenho no trabalho, nas relações familiares, na vida. O estresse é a reação do organismo diante de um desafio, uma pressão ou um trauma. 

As características e causas do estresse podem ser diferentes para cada pessoa, podendo ser caracterizado por sensações de insegurança, medo, angústia, preocupação, impotência, raiva, frustração. A ansiedade é uma característica humana, mas é necessário individualizá-la. 

Segundo a nossa psicóloga Priscila Avelar, “o estresse pode ser desencadeados por um trauma, uma perda, doença ou mesmo mudanças de rotina como um emprego por exemplo pode gerar os sintomas de estresse. Outros motivos para desencadear o estresse pode ser originários do uso de alguns medicamentos devido às substâncias utilizadas como por exemplo em alguns medicamentos para o tratamento de asma, emagrecimento, entre outros. Produtos com cafeína e tabaco podem agravar ou estimular a ansiedade”.

 

Qual a hora de procurar ajuda médica?

Se o estresse está atrapalhando o seu dia a dia, afetando o seu desempenho, causando sensações de tensão, suor, tremores e/ou aceleração cardíaca, é a hora de procurar um especialista.

O estresse precisa ser tratado para evitar outros problemas de saúde, sejam eles psicológicos como síndrome do pânico, crises de ansiedade, ou mesmo físico como um problema cardíaco por exemplo.

Prevenção

É possível prevenir o estresse. Com um acompanhamento médico é possível identificar os seus sintomas e qual o melhor tratamento. Mas simples hábitos diários podem te ajudar a lidar com isso. Confira as 4 dicas abaixo:

1 – Alimentação saudável 

Procure consumir alimentos menos processados, com baixa gordura e açúcares. Desta forma você terá uma alimentação mais saudável com maior aproveitamento dos nutrientes.

2 – Pratique exercícios

Pratique exercícios e sempre que possível ao ar livre. A prática de esportes faz o corpo produzir hormônios que reduzem o estresse e aumentam o prazer. Além disso aumenta a produção do cortisol que é anti-inflamatório, o glucagon que é responsável pela glicose no fígado, o GH que é hormônio do crescimento e ambos transmitem bem-estar, e a endorfina gerada também pela prática de exercícios melhora a qualidade do sono e gera a sensação de prazer.

3 – Dormir bem

Programe seu horário de dormir e levantar. Não leve o celular para a cama, troque por um livro. Algumas páginas lidas antes de dormir pode te ajudar a relaxar e a obter uma boa noite de sono. Regulando também a hora de acordar você terá uma organização para o seu corpo condicionando-o a sentir sono no momento certo. Para isso, programe pelo menos 8 horas de sono. Você certamente acordará descansado, mais disposto, como maior raciocínio e tranquilo.

4 – Respire

Tornar a respiração consciente possibilita que você controle a sua ansiedade e suas emoções. Por isso reserve alguns minutinhos do dia para respirar. Comece com 1 minuto por dia. Conte 4 segundos ao inspirar e 6 segundos ao expirar sempre pelo nariz. Sinta o oxigênio entrando e expandindo o peito e expire permitindo que seu corpo relaxe. Se possível feche os olhos e perceba um pouco mais o seu corpo neste momento.

Se você sente algum de estresse não espere piorar e procure ajuda.

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Lembramos que essas informações possuem caráter educativo e somente um médico poderá diagnosticar doenças e indicar os tratamentos adequados.

 

 

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