Publicado em 21 de novembro de 2019

 

Diferente das mulheres, os homens tendem a ir menos ao médico, deixando de se importar com pequenos sintomas que aparecem, colocando muitas vezes a saúde em segundo plano. E esse é um dos motivos que faz com que a expectativa de vida dos homens brasileiros seja menor do que a das mulheres.
Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem, que realizou um levantamento e nele consta que cerca de 60% dos pacientes chegam ao hospital com doenças em estágio avançado, comprometendo o tratamento e diminuindo as chances de cura.
Pensando nisso, fizemos uma relação com as doenças que mais afetam aos homens e sua forma de prevenção:
1 – Câncer de pele: Doença que mais atinge a homens e mulheres no mundo, dividida em melanoma e não melanoma. A maior parte dos casos tem relação com a irradiação solar e os homens são os que menos utilizam os filtros solares, que são a melhor forma para prevenir a doença;
2- Câncer de Próstata: Segundo tipo de câncer que mais atinge aos homens, principalmente quando se trata daqueles acima dos 40 anos. Quando se tem diagnóstico precoce, as chances de cura são elevadas, por isso é importante a consulta periódica com o Urologista, para que sejam realizados exames como o do toque retal e a dosagem de PSA ( Antígeno Prostático Específico )
3 – Câncer de Pulmão: A doença chega a atingir duas vezes mais aos homens do que as mulheres e sua principal causa é o tabagismo. Alguns sintomas podem dar indícios da doença, como por exemplo: tosse constante, dor no tórax, escarro com sangue e falta de ar. Sendo assim, o mais importante é que se evite o consumo de cigarro, prevenindo desta forma a doença;
4 – Doenças Hepáticas: Também mais comum entre os homens, as doenças hepáticas como cirrose, hepatites, esteatose e câncer do fígado são resultantes tanto das heranças genéticas quanto do consumo excessivo de álcool e estilo de vida sedentário e pouco saudável. É necessário que se evite ao máximo a ingestão descontrolada de bebidas alcoólicas e que se adquira hábitos saudáveis, como mudança na alimentação e prática de exercícios regularmente;
5 – Doenças Cardiovasculares: Principais causas de morte no Brasil, o  infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral também atingem mais os homens. A prevenção é simples e inclui hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação e prática de exercícios.
É muito importante que os cuidados com a sua saúde façam parte da sua rotina, por isso, não deixe para depois.

Essas foram algumas informações do MedPoint sobre as doenças mais comuns nos homens.
Endereço: Rua Professora Luíza Nogueira Gonçalves, 350 – Bloco 2 – sala 201 a 235 – Recreio dos Bandeirantes.

 

Marque uma consulta, ligue para (21) 3576-3747 e agende com um dos nossos  médicos ou aqui pelo site.

 

Aceitamos planos de saúde. Temos consultas particulares acessíveis e reembolsáveis pelo seu plano.

 

Estamos localizados Shopping LeGusta com estacionamento próprio.

Endereço: Rua Professora Luíza Nogueira Gonçalves, 350 – Bloco 2 – sala 201 a 235 – Recreio dos Bandeirantes.

 

Lembramos que essas informações possuem caráter educativo e somente um médico poderá diagnosticar doenças e indicar os tratamentos adequados.

 

 

Voltar