Publicado em 2 de abril de 2019

O pré-natal é um acompanhamento médico super importante, que deve iniciar assim que a paciente descobrir que está gestante. O ideal é que a primeira consulta seja antes do feto completar três meses de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de consultas durante o pré-natal deve ser igual ou superior a seis, para que haja exames adequados para cada fase da gestação. Os exames feitos pelo médico durante o pré-natal  são indispensáveis para identificar e prevenir doenças que podem afetar a saúde da mãe e do bebê, como: complicações no parto, diabetes, pressão alta, etc. Caso a gestante já tenha algum problema de saúde ou mesmo o bebê, as consultas devem ser mais frequentes.

 

É na consulta que o ginecologista irá pedir exames de rotina, como os clínicos e laboratoriais, informações sobre o estado psicológico da  gestante, informações sobre vacinas necessárias, etc.

 

Confira a seguir, quais são os principais exames que a gestante deve fazer, durante o período do pré-natal:

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais são inúmeros e os mais importantes são:

Lembrando que cada caso é específico e se a gestante estiver vulnerável a alguma infecção, os exames devem ser repetidos com mais frequência;

 

Ultrassonografias

As ultrassonografias são exames seguros e devem ser feitos durante todo o período da gravidez. A avaliação inicial pode ser feita através da ultrassonografia  transvaginal pois não oferece riscos.

Em cada trimestre da gestação, a gestante deve fazer diferentes ultrassons para verificar se há a gravidez fora do útero:

 

Através do pré-natal  serão feitos outros exames, como exames morfológicos (permite saber se o feto tem  síndrome de Down), ecocardiografia fetal e  exames específicos para avaliar a  vitalidade fetal.

 

Urina

O exame de urina deve ser feito  logo na primeira consulta de pré-natal, mas deve ser repetido pelo menos duas vezes ao longo da gestação, ou sempre que o médico solicitar.

Esse exame é importante, por detectar possíveis sangramentos, presença de  alguma alteração na urina ou algum tipo de inflamação. Uma infecção urinária, se não tratada de forma correta, pode levar ao parto prematuro e a outros problemas de saúde para a  mãe.

 

Essas foram algumas informações do MedPoint sobre a importância do pré-natal. Aos primeiros sintomas, marque uma consulta, ligue para (21) 3576-3747 e agende com um dos nossos  neurologistas ou aqui pelo site.

 

Aceitamos planos de saúde. Consulte o nosso atendimento e converse com um de nossos ginecologistas. Temos consultas particulares acessíveis e reembolsáveis pelo seu plano.

 

Estamos localizados atrás do Prezunic e o estacionamento é gratuito.

Endereço: Rua Professora Luíza Nogueira Gonçalves, 350 – Bloco 2 – sala 201 a 235 – Recreio dos Bandeirantes.

 

Lembramos que essas informações possuem caráter educativo e somente um médico poderá diagnosticar doenças e indicar os tratamentos adequados.

 

 

 

 

Voltar