Publicado em 13 de fevereiro de 2019

Quando procurar um Endocrinologista?

 

Muitas pessoas acham que o Endocrinologista é o profissional que cuida apenas do emagrecimento. Entretanto, o campo de atuação do Endocrinologista é extremamente vasto por lidar diretamente com  hormônios responsáveis pelo bom funcionamento do organismo como um todo.

 

Essas desordens hormonais podem ocorrer por diversos fatores que envolvem os hábitos de vida, fatores genéticos e até mesmo ambientais, presentes em produtos químicos, água contaminada, plásticos, entre outros.  

Entre as doenças mais comuns podemos citar: hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, obesidade, distúrbios menstruais e da fertilidade, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios do crescimento e distúrbios da puberdade, osteoporose, entre outras.

Conheça abaixo os principais problemas que podem ser solucionados por um endocrinologista:

 

1 – Obesidade

Para tratar o excesso de peso, o endocrinologista irá verificar se existe algum distúrbio hormonal, como por exemplo, na tireoide. Uma vez verificado o  problema, o médico poderá prescrever remédios para diminuir o apetite, acelerar o metabolismo e diminuir a retenção de líquidos. Muitas vezes, uma reeducação alimentar com um nutricionista também deverá ser necessária.

 

2 – Diabetes

Quando há alterações nos níveis de açúcar do sangue, o Endocrinologista deve ser procurado imediatamente, pois esse fator ilustra um mal funcionamento do pâncreas. Muitas pessoas também acabam por adquirir uma pré-diabetes, que faz com que o organismo tenha uma resistência à insulina.

 

3 – Doenças da Tireóide

Problemas de tireoide como bócio, hipertireoidismo, hipotireoidismo, entre outros também são tratados pelo Endocrinologista. O hipertireoidismo é o funcionamento excessivo da tireoide. O bócio é o crescimento exagerado da tireoide, o hipotireoidismo é o mau funcionamento da tireoide.

 

4 – Problemas de saúde da mulher

Outro problema que pode ser tratado pelo Endocrinologista são os problemas de disfunção hormonal na mulher. que acaba  provocando irregularidade menstrual, aumento de pelos, acne e o aumento de oleosidade na pele. Fatores esses também ligados ao excesso de peso e ao desenvolvimento da diabetes.

 

5 – Osteoporose ou osteopenia;

Muitas mulheres perdem massa óssea durante a menopausa, quando o hormônio estrogênio tem sua produção diminuída. Dessa forma, o Endocrinologista irá prescrever a ingestão correta de cálcio, de vitamina D e de outros nutrientes necessários.


6 – Reposição Hormonal na Menopausa

Muitas mulheres sofrem um desconforto durante a menopausa. O importante da reposição hormonal que deverá ser feita pelo Endocrinologista ou Ginecologista procurando amenizar o desconforto da paciente e os demais riscos para o organismo.



7 – Crescimento

Outro problema que atinge muito as crianças é em relação aos distúrbios do crescimento. Há casos em que, devido à alterações hormonais, as crianças apresentam um atraso no crescimento.

 

8 – Excesso de Pelos

Muitas mulheres sofrem com o hirsutismo, que é o excesso de pelos na face, acne ou aumento da musculatura normalmente por uma produção excessiva de hormônios masculinos. Esses aspectos causam desconforto às mulheres, mas podem ser tratados pelo Endocrinologista com a reposição hormonal.

 

9- Doenças da Glândula Suprarrenal

Aumento de peso, estrias, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula suprarrenal. Mas, antes de associar esses sintomas a problemas hormonais, é necessário consultar o Endocrinologista.

10 –  Distúrbios da Puberdade

Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor nas axilas e mamas podem estar apresentando distúrbios hormonais, que necessitam de  tratamento. No caso de adolescentes que não desenvolvem essas características, também é importante uma avaliação com o endocrinologista.



11 –  Distúrbios da Menstruação

Alterações no ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.



12 –  Doenças da Hipófise

Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão. Ao perceber esses sintomas, você deve consultar imediatamente  um Endocrinologista.



13 – Colesterol e Triglicerídeos

A alimentação inadequada e algumas doenças podem  aumentar o colesterol e os triglicerídeos no sangue de crianças e adultos. Por isso o melhor a se fazer é cuidar da alimentação desde muito cedo.  

 

14 – Andropausa

Ao envelhecer, o homem também podem sofrer com questões hormonais, que acabam prejudicando sua vida sexual, além de causar cansaço e redução da força muscular.

 

Se você passa por algum desconforto como esses agende sua consulta com o nosso Endocrinologista. Ligue (21) 3576-3747 ou agende pelo site.

 

Aceitamos planos de saúde. Consulte o nosso atendimento e converse com um de nossos dermatologistas infantis ou pediatras. Temos consultas particulares acessíveis e reembolsáveis pelo seu plano.

Estamos localizados atrás do Prezunic e o estacionamento é gratuito.

Endereço: Rua Professora Luíza Nogueira Gonçalves, 350 – Bloco 2 – sala 201 a 235 – Recreio dos Bandeirantes.

 

Lembramos que essas informações possuem caráter educativo e somente um médico poderá diagnosticar doenças e indicar os tratamentos adequados.

Voltar