Publicado em 13 de novembro de 2018

 

As Dores no joelho podem surgir devido ao desgaste da articulação, ao aumento de peso ou à lesões esportivas. Quando essas dores costumam ser constantes começam a prejudicar a qualidade de vida da pessoa. Caso piore, ao longo do tempo, pode ser sinal de um problema mais grave, como rompimento dos ligamentos, osteoartrite ou cisto de Baker (acúmulo de líquido atrás do joelho) que pode ser confirmado através de exames como o raio-x ou tomografia computadorizada.

Confira abaixo algumas das principais causas de dores no joelho:

1 – Dores na lateral do joelho após corrida: esse tipo de dor pode ser tratada com anti-inflamatórios. É importante que o paciente procure o ortopedista, pois pode indicar lesão no menisco lateral ou em algum ligamento;

2 – Dor no joelho no parte interna: pode surgir devido a pancadas  na lateral,o que pode causar, tendinite, lesão no ligamento ou até mesmo uma ruptura do menisco medial.

3 – Dor no joelho ao acordar: é mais comum após os 40 anos e, geralmente, está relacionado com a existência de artrite reumatoide na articulação,

4 – Dor no joelho ao agachar: uma das causas comuns é  o desgaste da articulação;

5 – Dor no joelho ao caminhar, ao final do dia ou ficar muito tempo de pé: pode ser artrose, que causa desgaste do joelho;

Os remédios para dores no joelho são os anti-inflamatórios que devem ser receitados somente pelo médico ortopedista. O mais indicado é procurar o médico quando a dor durar mais de três dias, se o joelho ficar deformado (inchado e/ou com hematoma), aparecer febre ou formigamento. Nestes casos, o ortopedista pode solicitar ao paciente, um exame de raio-x ou uma ressonância magnética para fazer um  diagnóstico exato do problema.

 

Fique tranquilo, pois é possível evitar as dores no joelho!

 

A dor no joelho pode dificultar muito as suas atividades diárias. Por isso, é preciso adotar práticas que evitem crises e que garantam o bem-estar diário. Existem procedimentos fáceis que podem ajudar muito:

 

 

Medidas simples ajudam a combater a dor no joelho!

 

Para os casos não-cirúrgicos, algumas dicas de como aliviar a dor no joelho podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. A primeira é não abandonar os exercícios físicos. Permanecer em atividade ajuda a controlar o peso e a construir músculos, o que protege o joelho de lesões. Se você tem dor, é importante conhecer seus limites.

Alguns tipos de exercícios físicos são mais indicados para quem está com dor no joelho:

 

 

 

Em caso de dúvida, é importante procurar a ajuda de um especialista, ele pode dar orientações sobre como fortalecer o joelho e evitar as dores. Além disso, quando já existe um quadro de dor e inflamação, você deve procurar um médico. Apenas ele pode diagnosticar o problema e orientar sobre o melhor tratamento indicado ao seu problema.

 

Essas foram algumas informações da MedPoint sobre dores no joelho. Se você deseja marcar uma consulta com o nosso Ortopedista, ligue para (21) 3576-3747.

 

Aceitamos planos de saúde. Consulte o nosso atendimento. Temos consultas particulares acessíveis e reembolsáveis pelo seu plano.

Estamos localizados atrás do Prezunic e o estacionamento é gratuito.

Endereço: Rua Professora Luíza Nogueira Gonçalves, 350 – Bloco 2 – sala 201 a 235 – Recreio dos Bandeirantes.

Lembramos que essas informações possuem caráter educativo e somente um médico poderá diagnosticar doenças e indicar os tratamentos adequados.

 

Voltar