Publicado em 10 de dezembro de 2018

 

O verão é a estação mais quente do ano, com temperaturas super elevadas. Por isso, devemos nos alimentar de forma adequada, evitando doces, frituras, condimentos, refrigerantes, carboidrato em excesso, entre outros alimentos que “pesam” no nosso estômago.

 

Gorduras trans, óleos e glúten são ruins e muitas vezes causam graves efeitos, como obesidade, diabetes, pressão alta, etc. Evite comer lanches rápidos na rua e principalmente na praia, muitos desses alimentos são altamente perecíveis com o calor e ficam expostos durante o dia todo, podendo causar danos a saúde.

 

Produtos muito gordurosos e condimentados (sorvetes, molhos e chocolates, por exemplo), principalmente no calor do verão, podem causar diarreia, dores na barriga, dores de cabeça, mal-estar, entre outros.

 

Ao contrário do inverno, no verão precisamos ingerir comidas mais leves e menos calóricas. Procure fazer 5 a 6 refeições leves e saudáveis por dia.  O ideal é beber bastante água, suco natural de frutas, chás e comer muitas frutas e legumes ricos em betacarotenos, como cenoura e abóbora.

 

Outro grande vilão no calor é o sal. O sódio em excesso (5g por dia é suficiente)  faz com que o corpo retenha líquido no organismo, aumenta a pressão arterial e esteticamente é um dos causadores da celulite. Prefira sempre consumir alimentos de forma natural, pois dessa forma, o organismo consegue absorver os nutrientes de modo mais eficiente.

 

Confira abaixo os alimentos que devem ser priorizados no verão:

 

1 –  Verduras e legumes: estes alimentos são pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Couve, brócolis, ervilhas são ótimos para se comer no verão, pois atuam como filtro para os raios ultravioletas. E também alimentos como abóbora, cenoura e tomate são ótimos para serem ingeridos no verão.

2 –   Frutas são ótimas fontes de vitamina C e betacaroteno.  Seus efeitos oxidantes  ajudam a combater danos causados pela forte exposição solar. Opte pelas refrescantes, como mamão, manga, melão, laranja e melancia.

3 – Alimentos ricos em selênio e Vitamina E:  castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho, amendoim.

4 –  Carnes magras: invista em peixes, ao invés de churrasco e frituras.  

5 – Alimentos ricos em ômega 3: salmão, sardinha e linhaça que ajudam o organismo a combater inflamações e manchas na pele, causadas por forte exposição ao sol.  

 

Aproveite o verão e se alimente de forma consciente!

 

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