Durante os primeiros anos de vida, a criança produz pouca melanina, que é responsável por absorver os raios solares e proteger a pele da radiação. Bebês até 6 meses, por exemplo, não podem usar protetor solar, devido à rapidez de absorção pela pele. O indicado é evitar a exposição ao sol, entre 10h e 16h da manhã, e usar bonés e roupinhas apropriadas.
O protetor (no mínimo fator 30) só é indicado a partir dos 6 meses, 20 minutos antes da exposição solar ou antes de entrar na água, nas orelhas, dobrinhas do corpo e nos pés dos bebês.
Confira abaixo outras dicas para cuidados com a pele das crianças no verão:
Evite dar banhos muito quentes nos pequenos, principalmente se a pele estiver irritada, ardida ou queimada de sol. Prefira banhos mornos a frios, e opte por hidratantes à base de água, específicos para crianças. Pergunte ao dermatologista infantil qual o creme mais indicado.
No verão, as crianças costumam se coçar muito, devido às picadas de insetos. Mas lembre-se: repelentes também só podem ser usados em bebês com mais de seis meses.
Por isso, procure colocar telas ou mosquiteiros no berço. Em crianças acima de 6 meses, pergunte ao pediatra qual os repelentes mais indicados, e que inclusive, protegem contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ao irmos na pracinha ou praia, muitas vezes optamos por dar frutas aos pequenos. E isso é um hábito muito saudável! Porém, evite que elas tenham contato direto com frutas cítricas – como limão, laranja e maracujá – que infelizmente podem manchar a pele sensível da criança.
Não é obrigatório passar hidratante nas crianças, mas o produto ajuda a pele a se recuperar rapidamente de ressecamentos. Como dito anteriormente, evite usar qualquer um e converse com o dermatologista infantil antes.
A areia da praia ou da pracinha infelizmente pode transmitir doenças de pele, como: micoses, bicho de pé, bicho geográfico e até mesmo toxoplasmose. Na praça, evite deixar a criança descalça,para que a pele não tenha contato com fezes de cães e gatos.
Já as micoses são muito comuns de se pegar em piscinas de clubes, condomínios, praias, etc. Por isso, procure secar bem a criança nas dobras do corpo, como axilas, virilhas e dedos dos pés e mãos. Também evite que ela ande descalça em locais úmidos, como lava-pés e vestiários de clubes.
As brotoejas são as campeãs do verão, pois elas costumam aparecer no pescoço e nas dobras do corpo, com o suor e transpiração excessiva. Procure vestir as crianças com roupas de algodão, frescas e leves. E evite passar algo no local, como talco, pomada, etc.
As assaduras também costumam incomodar muito a pele das crianças no verão. Se seu filho usa fralda, procure trocar frequentemente com a correta higiene do local. Passe pomada se precisar e novamente use roupas frescas.
Essas foram algumas informações do MedPoint sobre os cuidados com a pele das crianças no verão. Se você deseja marcar uma consulta, ligue para (21) 3576-3747 e agende com um dos nossos dermatologistas ou agende aqui pelo site.
Aceitamos planos de saúde. Consulte o nosso atendimento e converse com um de nossos dermatologistas infantis ou pediatras. Temos consultas particulares acessíveis e reembolsáveis pelo seu plano.
Estamos localizados atrás do Prezunic e o estacionamento é gratuito.
Endereço: Rua Professora Luíza Nogueira Gonçalves, 350 – Bloco 2 – sala 201 a 235 – Recreio dos Bandeirantes.
Lembramos que essas informações possuem caráter educativo e somente um médico poderá diagnosticar doenças e indicar os tratamentos adequados.
Voltar