Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que serve para registrar o funcionamento elétrico do coração. É muito fácil de realizar e não causa incômodo nem prejudica a criança. É necessário, portanto, conhecer a anatomia e fisiologia do coração das crianças e fazer uma interpretação sistemática dos ECG para conseguir a máxima informação possível do coração dos pequenos.


Oftalmologia

Problemas visuais podem atrapalhar o aprendizado dos pequenos na rotina escolar, daí a importância do check-up oftalmológico. Coceira frequente nos olhos, lacrimejamento, forte sensibilidade a luz, dores de cabeça reincidentes e a necessidade de aproximar-se muito da TV, lousa, livros ou objetos para ver detalhes, podem ser indícios de que algo está errado com a visão. Dificuldade de concentração, de leitura e de rendimento escolar, também podem ter origem na necessidade do uso de óculos.


Otorrinolaringologia

A parte auditiva da criança também deve ser analisada, pois nem sempre eventuais disfunções são percebidas pelos pais ou professores. Se a criança não estiver ouvindo bem, ela terá a dificuldade de aprender, e muitas vezes, poderá ficar dispersa ou irritada. Daí a importância de um diagnóstico e adequado tratamento. Dentro os problemas mais comuns nos pequenos em idade escolar e adolescentes, estão a rinite alérgica, rinossinusites, ronco e distúrbios do sono, respiração bucal, obstrução nasal, otites, e etc.


Pediatria

Nas consultas de rotina é fundamental analisar a história familiar de doenças, as informações dos pais sobre a criança como qualidade de alimentação e sono, ritmo intestinal, relacionamentos interpessoais, desenvolvimento emocional e rendimento escolar. No exame físico, os principais pontos são a antropometria (peso e altura), aspectos dos dentes, pressão arterial, ausculta cardiorrespiratória, exame físico do abdômen e desenvolvimento neuropsicomotor.